Bem vindo ao site de contabilidade da RKF Contábil

Área do Cliente

Área do administrador

Tecnológica e desafios econômicos: Um panorama das preocupações dos executivos brasileiros

Lideranças brasileiras em alerta: Incerteza econômica domina as preocupações empresariais, aponta estudo da Russell Reynolds

Incerteza econômica predomina entre as preocupações dos líderes empresariais brasileiros, conforme destaca pesquisa da Russell Reynolds Associates. O Monitor Global de Liderança 2023, relatório anual da empresa, líder mundial em recrutamento de executivos sêniores e consultoria para avaliação e desenvolvimento de lideranças, revela que 77% dos executivos C-Level no Brasil estão alarmados com o cenário econômico vigente. Além disso, 53% expressam inquietação diante das mudanças nos hábitos de consumo, enquanto 47% apontam a escassez de talentos no mercado como um problema.

O estudo indica que, apesar do Brasil mostrar-se mais adaptado às transformações tecnológicas, ainda está abaixo da média global no que tange ao enfrentamento das principais ameaças atuais. O país parece menos preparado para os desafios que impactarão a saúde organizacional nos próximos 12 a 18 meses, ao passo que se mostra mais resiliente às mudanças tecnológicas.

“Nunca foi tão crucial fortalecer a resiliência organizacional diante de desafios complexos e interconectados. Líderes aptos a gerir cenários incertos sabem como se adaptar e equilibrar demandas de curto e longo prazo”, destaca Flávia Leão, sócia-diretora e líder da Russell Reynolds no Brasil.

Comparado aos dados do ano anterior, houve um aumento de 10% na preocupação com a incerteza econômica e de 6% em relação às mudanças no comportamento do consumidor. A escassez de talentos, apesar de ocupar a terceira posição, teve o maior crescimento, saltando 14% em comparação a 2022.

O relatório ainda mostra que 55% dos executivos C-level ao redor do mundo acreditam que suas organizações estão prontas para enfrentar as ameaças principais, índice que cai para 48% no cenário brasileiro. Contudo, no que tange às mudanças tecnológicas, os líderes brasileiros se mostram mais confiantes, com 61% afirmando estarem preparados, superando Espanha, Estados Unidos, Austrália e Alemanha.

Flávia Leão ressalta que a disparidade nos níveis de preocupação e percepção de preparo entre líderes brasileiros e globais, evidenciada pelo Monitor Global de Liderança 2023, reflete a diversidade geopolítica e os aspectos socioambientais que influenciam diferentes setores e regiões.

O estudo contou com a participação de mais de 1.500 executivos sêniores, conselheiros e líderes emergentes de 46 países, abrangendo setores como Consumo, Serviços Financeiros, Saúde, Tecnologia, Recursos Industriais e Naturais, além de Serviços Profissionais e Comerciais.