Bem vindo ao site de contabilidade da RKF Contábil

Área do Cliente

Área do administrador

Ranking: conheça as 1000 maiores empresas do Brasil

Ranking: conheça as 1000 maiores empresas do Brasil

Neste levantamento especial AS MELHORES DA DINHEIRO, que a Editora Três realiza há 20 anos, um grupo de analistas teve por objetivo estudar os dados das 1000 maiores empresas do Brasil e reconhecer e homenagear as realizações e conquistas dos grandes líderes do empresariado brasileiro. Eleger as companhias que se destacaram em seus setores como exemplos de excelência na gestão exige um trabalho complexo, realizado em várias etapas. Esse ranking por categorias pode ser encontrado em conteúdos on-line e num especial impresso (nas bancas desde 20/10). Já a lista completa, de todas as marcas, você encontra aqui abaixo.

A partir deste ano, o ranking com as 1.000 Maiores Empresas do Brasil por faturamento, que integra o anuário AS MELHORES DA DINHEIRO, passa a ser elaborado pela Austin Rating. Ele tem como base os dados financeiros referentes ao ano de 2022.

Foi considerado o faturamento líquido das empresas individuais e não consolidado, o que representa uma mudança em relação à metodologia adotada anteriormente. Por isso não há como comparar os resultados das páginas seguintes com os que foram publicados nas edições de 2022 e 2021.

Utilizarmos somente os dados financeiros das companhias de forma individual resulta na presença de várias empresas do mesmo grupo econômico em diferentes posições no ranking. Essa decisão decorre da necessidade de neutralizar o efeito de duplicidade, bem como evitar a exclusão de empresas com relevância no cenário nacional que pertençam a algum grupo econômico.

Para ficarmos apenas em um exemplo prático: Ambev, na 27ª posição, não inclui CRBS, identificada no ranking como uma empresa separada, sob o nome CRBS (Ambev), em 66º lugar.

Optamos também por colocar as empresas de todos os segmentos e setores de atividade no mesmo ranking para assim fornecer um melhor panorama das maiores do Brasil. Para tanto, tivemos o cuidado de definir o critério de apuração do faturamento (resultado líquido) de cada uma das empresas conforme seu plano contábil.

Portanto, diferenciamos:
• empresas não financeiras,
• empresas financeiras,
• seguradoras,
• empresas de saúde.

Em todos os casos, o faturamento líquido é composto pela receita líquida obtida pelas empresas, observadas as seguintes exceções:

Instituições Financeiras

Considera a receita da intermediação financeira somada à receita obtida com serviços e tarifas. Seguros, Previdência e Capitalização Soma dos prêmios emitidos, contribuições para cobertura de riscos, rendas de contribuições e prêmios, além das receitas líquidas de capitalização. Seguros Saúde Contraprestações líquidas ou prêmios retidos menos tributos diretos de operações.