Bem vindo ao site de contabilidade da RKF Contábil

Área do Cliente

Área do administrador

Não há inovação sem investimento em educação corporativa

Para fomentar essa cultura internamente de maneira efetiva e profunda, as companhias reconhecem cada vez mais o valor da educação corporativa como uma poderosa ferramenta.

Os esforços voltados para a agenda de inovação tornaram-se um dos principais responsáveis pelo sucesso e crescimento das empresas modernas. Nesse sentido, para fomentar essa cultura internamente de maneira efetiva e profunda, as companhias reconhecem cada vez mais o valor da educação corporativa como uma poderosa ferramenta.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), 94% das empresas brasileiras investem em educação corporativa. Porém, outros dados do mesmo estudo mostram que somente 4,4% do orçamento é destinado à essa iniciativa. Esse cenário deixa claro que ainda que existam investimentos voltados a essa pauta, há uma lacuna no entendimento do quão importante ela é de fato para o desenvolvimento dos negócios.

Ao implementar uma cultura de aprendizado que incentive e forneça as ferramentas e recursos para que os colaboradores busquem mais conhecimento e aprimoramento das habilidades necessárias para pensar criativamente e abraçar a jornada de inovação, as organizações estimulam um ambiente que valoriza o crescimento pessoal e profissional.

Além disso, o investimento e cuidado com essa pauta ajuda a resolver uma das principais dores do RH atualmente: o turnover, que é a taxa de rotatividade de colaboradores da empresa. Segundo um estudo sobre engajamento corporativo realizado pela Deloitte, companhias que fornecem possibilidades de desenvolvimento profissional possuem índices de engajamento e retenção de 30% a 50% superiores do que aquelas que não contam com ações nesse sentido.

Portanto, a partir dessas ações focadas em educação corporativa, é criada também uma mentalidade de progresso entre os times, o que resulta no entendimento de que habilidades e competências podem ser desenvolvidas por meio de dedicação e esforço. Isso faz com que os colaboradores se tornem mais resilientes, adaptáveis ​​e abertos a assumir riscos – características essenciais para a busca por inovação, pois elas encorajam a explorar novas possibilidades, aprender com as falhas e persistir diante dos desafios.

Outro ponto chave trazido por essa iniciativa é o estímulo a colaboração multifuncional e compartilhamento de conhecimentos, já que nesse contexto as equipes de diferentes setores e disciplinas se reúnem para aprender e trocar ideias. Isso gera diversas perspectivas sobre um mesmo ponto e traz mais bagagem para a resolução de problemas complexos.

Diante desses fatores, não há como negar que a educação corporativa é uma ferramenta transformadora que pode impulsionar a inovação e os negócios, pois é capaz de modificar muito positivamente a percepção e comportamento dos colaboradores. Além de estimular o crescimento individual, essa cultura de aprendizagem contínua também desperta a criatividade, o pensamento crítico, a agilidade e a adaptabilidade. Dessa maneira, as organizações só têm a ganhar ao desbloquear o pleno potencial de sua força de trabalho.