Bem vindo ao site de contabilidade da RKF Contábil

Área do Cliente

Área do administrador

Como se destacar no mundo digital

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que para conquistar visibilidade sendo autêntico, é necessário planejar sua exposição

Cada vez mais o digital tem se tornado um ambiente onde o que se destaca é ser autêntico. E agora, no momento em que vivemos, onde as pessoas tiveram que se afastar no presencial e se aproximar no virtual, descobrimos que quanto mais verdadeiro, mais conexão podemos gerar.

Isso acontece, porque pessoas se conectam com pessoas, e quanto mais humanizado é um perfil ou uma marca, maior identificação com o público, como prova disso, temos o Case de Sucesso Lu, do Magalu – A primeira influenciadora virtual do país, que provou que uma marca pode ser humanizada, mesmo por um personagem totalmente virtual. O sucesso da Lu do Magalu, se deve muito ao seu posicionamento, tema que discutirei um pouco mais a frente nesse texto, porque antes, gostaria que você soubesse de três itens importantes, que estão relacionados as esferas da vida e podem interferir diretamente na sua imagem no mundo digital.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que para conquistar visibilidade sendo autêntico, é necessário planejar sua exposição, para não correr o risco de comprometer sua imagem, mostrando mais do que deve. Lembre-se: Humanizar sim, se expor em excesso não.

E se você é uma pessoa que quer ter maior visibilidade online, saiba que na vida, temos três esferas: A pública, a pessoal e a privada, porém nem todas deve ter destaque no mundo virtual.

A esfera pública é tudo aquilo que nos leva a interações sociais como eventos, reuniões e outras atividades abertas, já a esfera pessoal, diz respeito a vida mais particular, os bastidores de sua rotina é um exemplo disso, é aquilo que pode ser mostrado, porém não a ponto de te expor ou constranger. Essa esfera é uma das mais potenciais para se humanizar um perfil pessoal ou de marca nas redes sociais, afinal, as pessoas tem curiosidade de saber de detalhes da vida de um influenciador, ou dinâmica de uma empresa.

Já a esfera privada, é aquela que deve ficar longe do digital. É tudo aquilo que pode comprometer sua imagem no presente e no futuro. E se você é alguém que quer criar uma boa reputação digital, tome muito cuidado com essa terceira esfera, ela já foi responsável por muitas saias justas entre influenciadores e até mesmo entre entrevistadores e potenciais candidatos a uma vaga de emprego, por isso é preciso ficar atento.

Mas não para por aí. Mesmo sabendo quais são as esferas que devem ser levadas para o mundo digital, para assim criar uma imagem forte e interessante você precisa ter clareza de que para se destacar, além de autenticidade é preciso ter posicionamento.

Afinal, quem não se posiciona, o mundo digital “desposiciona”, lembre-se disso. E para te ajudar a saber quais são os elementos do posicionamento fiz um pequeno roteiro para você fazer uma avaliação dos pontos que precisa trabalhar para fortalecer o sua presença digital, confira:

Personalidade

Dificilmente se consegue segurar um personagem por muito tempo no mundo digital. Pense nas pessoas ou marcas que mais gosta, na certa elas têm a sua personalidade. Muita gente tem receio de ser quem realmente é e assim, perde uma excelente oportunidade de mostrar o seu melhor. Não caia nesse erro.

Linguagem

Outro ponto que ajuda no seu posicionamento e aumento de sua influência digital é adequar sua linguagem. A internet pede uma linguagem de fácil entendimento, por isso se você precisa falar de um tema técnico, explique o que ele significa. Uma linguagem muito rebuscada, pode afastar ao invés de aproximar pessoas.

Bandeiras

Sempre que possível deixe claro pelo que você luta e não estou valando de ideologia política se você não se sente à vontade de levar isso de forma aberta para o mundo digital (por mais que isso tenha sido algo cada vez mais revelado por influenciadores e até mesmo por empresas e marcas), eu por exemplo luto para levar mais criatividade ao meio que atuo e procuro deixar isso claro em vários posicionamentos digitais, seja por meio de um vídeo ou até mesmo um post em minhas redes sociais. Ter uma bandeira pela qual você luta pode te ajudar a ser visto como alguém que se posiciona.

Valores

Quais são os seus valores inegociáveis? Do que você não abre mão? Sempre que possível mostre os seus valores, ou seja: “Do que você é feito” pessoas e marcas que mostram seus valores também no mundo digital, tendem a ser vistas como mais confiáveis.

Se você souber equilibrar esferas da vida com os elementos de posicionamento que apresentei aqui, você já terá um bom caminho para se destacar no mundo digital. Mas saiba que toda jornada começa com a decisão de começar e isso significa agir de forma constante dia após dia, e não somente tentar algumas vezes e achar que não funciona. O segredo do sucesso é a disciplina e persistência, junte tudo isso e você terá visibilidade no mundo digital. Acredite nisso e segue firme.