Bem vindo ao site de contabilidade da RKF Contábil

Área do Cliente

Área do administrador

Como fazer gerenciamento de crise na empresa?

Uma empresa pode ser afetada por vários cenários adversos, desde questões financeiras a contextos mais graves. A pandemia de coronavírus trouxe à tona uma série de dificuldades para as organizações, demandando um manejo adequado da situação. E o gerenciamento de crise é essencial nesses contextos.

Uma empresa pode ser afetada por vários cenários adversos, desde questões financeiras a contextos mais graves. A pandemia de coronavírus trouxe à tona uma série de dificuldades para as organizações, demandando um manejo adequado da situação. E o gerenciamento de crise é essencial nesses contextos.

Diante de complicadores que podem surgir para o negócio, a gestão de crise contribui para o enfrentamento dos problemas e ajuda a preservar a imagem da companhia.

Preparamos este conteúdo especial com informações sobre como fazer a gestão de crise na corporação. Continue a leitura para aprender mais sobre o assunto!

O que é gerenciamento de crise e quando ele deve ser feito?

O gerenciamento de crise é um processo complexo de manejo da situação problemática. Ele envolve a constatação da realidade adversa e a construção de estratégias e respostas para corrigir, reduzir e eliminar os impactos negativos sobre a corporação e a sociedade. Destacamos que essa gestão é ampla e multidisciplinar, envolvendo as várias áreas da empresa.

A decisão sobre o momento de fazer o gerenciamento de crise depende de fatores internos e externos. É preciso avaliar o nível de preparo da organização para lidar com uma adversidade, a existência de protocolos para o enfrentamento da situação e a presença de reservas para o atravessamento da questão.

É importante adotar uma postura preventiva. Mas se não for possível, a hora de agir deve ser a mais rápida possível diante da identificação do problema. A proposta é frear ao máximo os danos e evitar que a dificuldade cresça.
Por que é tão importante que o gerenciamento de crise seja implementado de forma eficiente?

Implementar o gerenciamento de crise com eficiência é fundamental porque esse processo ajuda a reduzir os impactos da dificuldade na empresa — em termos financeiros, nos procedimentos, no clima organizacional ou nos colaboradores.

Há crises também que podem afetar o meio ao redor e o consumidor, sendo essencial frear qualquer problemática incidente sobre essas partes.

Como ele contribui com a organização?

A gestão de crise contribui para garantir melhores resultados. Isso envolve a resolução do obstáculo, a aprendizagem com os erros e a construção de estratégias para que o cenário complexo não se repita. Assim, é possível dizer que essa prática é favorável para fortalecer a estrutura de conhecimentos da companhia, contribuindo para o delineamento de estratégias e medidas preventivas.

Outros impactos positivos desse gerenciamento são a manutenção do controle da situação e o fortalecimento da base de saber experiencial dos colaboradores.

Como implementar a gestão de crise na empresa?

O gerenciamento de crise é um processo essencial diante de cenários adversos que podem acometer a companhia.

Nesse caso, várias medidas devem ser aplicadas de forma sistemática, para remediar o problema e também criar condições favoráveis para prevenir novas incidências.

Vamos mostrar a seguir os passos mais importantes para fazer a gestão de crise no seu negócio. Confira nossas dicas!

1. Monitore as ações

Fazer o monitoramento das ações é um processo importante para a gestão de crise. A medida contribui para a identificação de qualquer anormalidade de forma precoce. Assim, é possível agir com prontidão e solucionar dificuldades com agilidade, antes que elas se espalhem e se tornem mais danosas.

Com um acompanhamento constante, é possível coletar feedbacks e notar com velocidade qualquer movimentação com potencial para gerar problema. Dessa maneira, torna-se viável providenciar as intervenções necessárias de forma ágil.

2. Desenvolva um planejamento

Um planejamento é uma ferramenta muito funcional para o gerenciamento de crise. Ele funciona como uma referência, que delimita o problema e as estratégias de intervenção. A proposta é definir uma cadeia de processos, elencando passos por ordem de importância para lidar com o obstáculo. Isso ajuda a priorizar e a distribuir as tarefas entre os colaboradores.

Outro fator importante do planejamento é que ele envolve um cronograma. Ou seja, há um tempo estipulado para cada etapa, o que é favorável para equilibrar o fluxo e trabalho.

O planejamento de gestão de crise deve envolver a distribuição de papéis, com a eleição de porta-vozes. É necessário, também, selecionar a infraestrutura de comunicação e estabelecer uma cadeia de comando para as decisões. Deve haver, ainda, um plano de contingência, com as indicações de enfrentamento para adversidades associadas à questão central.

3. Monte uma equipe profissional

É necessário montar uma equipe direcionada para o gerenciamento de crise na organização. Esse grupo de trabalho deve envolver gestores e representantes de todos os setores da companhia.

É essencial que o grupo conte com profissionais do Direito, para a correta assessoria jurídica e para que as soluções sejam moldadas em sintonia com a legislação.

4. Elabore um plano de ação

O plano de ação deve detalhar práticas e procedimentos para as intervenções. Para isso, é essencial uma análise cuidadosa do contexto e a avaliação das consequências de cada ação. Dessa forma, é possível estruturar uma rede robusta de práticas para corrigir os equívocos e reduzir os danos.

5. Crie um manual de crise

É essencial documentar os planejamentos e análises realizados na gestão de crise. Um manual sobre as condições atuais pode ser uma ferramenta importante no momento e em situações futuras, contribuindo para uma ação pronta e preventiva.

Ele servirá de orientação para colaboradores e gestores, sendo benéfico para um gerenciamento coerente das práticas em contextos desfavoráveis.

6. Seja honesto e transparente

A comunicação da corporação deve ser honesta e transparente. Caso a empresa tenha cometido um erro, os pedidos de desculpas e a reparação dos danos são imprescindíveis.

Lembre-se de fortalecer a interação entre os gestores. Isso porque os conflitos entre eles podem gerar mensagens divergentes, posicionamentos pouco coerentes e redução da confiança na marca. Dessa forma, tanto a comunicação interna quanto a externa precisam estar baseadas no respeito, na transparência, na clareza e na colaboração.
Há várias consequências negativas da não realizar a gestão de crise, principalmente em momentos como o atual.

O futuro do negócio pode ser prejudicado, por meio de danos à imagem da empresa, comprometimentos financeiros ou redução do público consumidor. Além disso, sem o gerenciamento da adversidade, há o risco de tomar decisões equivocadas, de realização de posicionamentos contraditórios ou mal-articulados e de aumento do tempo de recuperação do problema.

O gerenciamento de crise é um processo muito importante para a corporação. Ele contribui para o delineamento de boas estratégias para o enfrentamento de dificuldades, por meio de ações ágeis, bem programadas e desenvolvidas por uma equipe preparada. Dessa forma, a organização consegue construir soluções e reparar erros e danos. Desse processo, resulta um aprendizado que contribui para prevenir questões futuras.